Uso de leguminosa reduz custos e traz benefícios ambientais


Uso de leguminosa reduz custos e traz benefícios ambientais

A Emater-DF ofereceu, nesta terça-feira (29), uma oficina sobre o manejo da gliricídia — uma leguminosa usada para alimentação animal e adubação natural do solo em propriedades rurais. O evento, voltado para assentados da comunidade Renascer (região administrativa de Sobradinho), reuniu cerca de 25 participantes no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Planaltina.

 

O gerente do Escritório Especializado em Agroecologia e Agricultura Orgânica (Esorg) da Emater-DF, Daniel Rodrigues, explica que a gliricídia, ainda pouco conhecida no DF, fixa no solo o nitrogênio retirado do ar. “É um processo de adubação verde, que dispensa o uso de insumos químicos, reduzindo custos para o produtor. Para se ter uma ideia da economia, a quantidade de nutrientes adicionados ao solo pela planta ao ano é equivalente a 600kg de ureia por hectare”, completa o engenheiro-agrônomo.

 

Durante a atividade, os participantes aprenderam a fazer a poda da leguminosa. “A gliricídia suporta três a quatro podas por ano, o que permite que ela seja produtiva de forma perene”, afirma Daniel Rodrigues. Além de ser usada na silagem e compostagem, a planta pode servir de “tutor vivo” de culturas como maracujá, baunilha e pitaya. “São muitos os benefícios ambientais e econômicos”, conclui o extensionista da Emater-DF.

 

Os participantes da oficina puderam levar para casa várias estacas de gliricídia. O material serve como muda. Originária da América Central, a planta é resistente à seca, portanto, de fácil adaptação ao clima do Cerrado.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.