Veja os principais serviços e políticas da Emater-DF para as mulheres rurais


Veja os principais serviços e políticas da Emater-DF para as mulheres rurais

O empoderamento econômico das mulheres rurais como agricultoras, empresárias e líderes comunitárias contribui para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e alcançar a igualdade de gênero. No Distrito Federal, das mais de 16 mil propriedades cadastradas na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), 5.379  são de mulheres proprietárias ou coproprietárias.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a representatividade da mulher do campo e os desafios enfrentados por elas são temas a serem reforçados e discutidos. Para a extensionista da Emater-DF Selma Tavares, responsável por coordenar atividades voltadas às mulheres, é preciso reconhecer a importância que a mulher tem na comunidade em que se encontra inserida, o seu papel essencial na atividade agrícola, no sustento familiar ou na gestão dos recursos naturais.

 

Fátima Cabral, produtora rural e presidente da Aprospera

Mulheres no campo

Para a agricultora e presidente da Associação de Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), Fátima Cabral, as conquistas que percebemos na mulher do campo vêm a partir de conhecimentos vindos de muitos meios de comunicação, momentos de partilha e de troca de experiências.

 

“Esses momentos, muitas vezes organizados pela Emater-DF, traz uma ampliação de consciência sobre nossas vidas, das vivências no campo e sobre o que ainda se pode conquistar. A Emater é grande parceira, não só para o fortalecimento individual e coletivo das associações, mas também com a oferta de capacitações, encontros, seminários que resgatam a autoconfiança e aprimoram o trabalho da mulher no campo. Hoje temos mulheres na direção da associação, com participação muito forte nas decisões administrativas e financeiras”, conta Fátima.

 

Nesta data, a Emater-DF destaca os principais serviços e políticas públicas executadas de forma a beneficiar as mulheres com acesso às tecnologias de produção, mercado, capacitações em liderança e gestão, benefícios sociais, entre outros. Entre 2019 e 2022, 8,6 mil mulheres foram atendidas pela empresa em atividades nos eixos social, econômico e ambiental.
 
Dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a A Emater-DF desenvolve ações em 16 eixos. Dentre os vários temas da Agenda, as mulheres são consideradas peças-chaves para o alcance de muitos dos objetivos.
 

 

 

Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece

 

O Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece será oficialmente lançado no dia 9 de março, quinta-feira, às 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube (https://youtube.com/live/X2yPS0L5mE8). As inscrições de projetos formados por coletivos de mulheres rurais de todo o Brasil podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8), por meio do site http://premiomulheresrurais.com.br.

 

O concurso visa a reconhecer experiências que incentivem a autonomia econômica de mulheres rurais para promover a igualdade de gênero, aumentar a visibilidade da mulher rural e reconhecer a diversidade como matriz do desenvolvimento econômico, social e cultural. O Prêmio é realizado pela Embaixada da Espanha no Brasil com as representações no Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da ONU Mulheres.

 

Fonte: Emater DF